quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Latinhas e Caixote Reciclado: Passo a Passo

Então gente, vou usar o clichê de toda bloguete preguiçosa hehehe : Me desculpem pela demora em postar! haha Mas é que na hora que eu faço as coisas pra colocar aqui no blog, tipo uma receita ou algo assim, eu tiro tantas fotos que fico horas decidindo quais postar para vocês rs E confesso que também é um pouco de preguiça hehe  Prometo que é o último post sobre o mesmo assunto, porque até eu já enjuei dessa série sobre os caixotes rsrs Minhas férias estão no fim, só tenho mais 10 dias de férias aqui na casa dos meus pais e já estou na contagem regressiva pra voltar aos estudos, faxina, e estresses do dia a dia. Porque tudo demais faz mal, até férias hehe Sobre o meu carnaval, primeira vez que passei quieta em casa, sem viagens, praia, parentes, festas, enfim, um tédio só =/ Espero que não seja uma previsão de como vai ser meu 2012 néan Mas vamos ao que interessa: Reciclagem! 


Bom, vou começar pelo mais simples que foram as latinhas! Eu reaproveitei as mesmas latas de tinta que usei para pintar os caixotes de madeira.Usei tinta de parede mesmo, azul claro, azul escuro e preto. Como eu reciclei, portanto gasto zero com os materiais!

 EVA rosa, roxo e verde água; lapís e borracha; fita métrica; tesoura e régua e claro, latinhas (pode ser de tinta, leite em pó, enfim...) Ah e faltou na foto a cola quente hehehe

Não sei se é sorte, mas foi custo zero mesmo, não gastei nadinha! Minha mãe é professora de criancinhas e adora artesanato, então é cheia de materiais como EVA de todas as cores, enfeites, TNT, cola quente, lantejoulas, miçangas, barbantes coloridos, tintas, enfim, tudo mesmo. Já meu irmão é arquiteto e tinha esses materiais aqui em casa como espátula, tintas de parede, brocha, pincéis... E pra ajudar, meu pai é cheio de ferramentas super úteis, como furadeira, martelo, lixas, serrote. haha Não tem como eu não fazer arte com tantos materiais sobrando aki ;)


Então, com materiais nas mãos, primeira coisa é medir a altura e largura da latinha com a fita e logo depois medir com a régua no EVA e marcar com lápis:


Depois de recortar todos os três EVA's, chega a hora mais difícil, colar com a cola quente :S É bom colocar a pistola de cola quente pra esquentar na tomada enquanto você for marcar e recortar o EVA, pra agilizar o trabalho =)





Comece com umas das pontas e vá colando aos poucos. Ah! É importante na hora de recortar o EVA deixar cerda de 1,5 cm sobrando na largura pra finalizar a colagem  nas latinhas E é isso, vá com calma e cuidado pra não queimar o dedo com a cola rs Eu queimei =/ A latinha rosa tbm me deu trabalho, colei torto, tive que descolar e recortar outro pedaço e fazer tudo de novo rs Mas vlw a pena ;)


Se você for utilizar lata de tinta, as que eu tinha estavam bem sujinhas, com tinta seca por dentro e por fora, mas com uma boa escova e bombril consegui lavá-las e tirar todo restígio de tinta! Ficou uma graça! Acho que thinner também deve adiantar...

Agora vamos aos caixotes!

Bom, nessa reciclagem só gastei R$3,00 reais, acreditam!? Esse foi o preço dos caixotes haha R$ 1,00 cada e ainda mandaram entregar aki em casa rsrs Eu liguei no mercadinho aki do bairro e vieram trazer! rs A lixa já tinha aqui em casa, número 40, mas o certo para madeira é usar a número 60 e 30 para acabamento. O martelo eu usei pra pregar uns pregos meio soltos, ou com pontas aparecendo, que podiam machucar alguem. Também é bom usar uma luvar ou alguma proteção para as mãos, por causa das ferpas, lascas e a lixa também machuca os dedos um pouco. Mas é só ter cuidado rs

Então, com os materiais e caixotes com os pregos todos no lugar, comecei lixando por dentro e por fora. Pra começar pode lixar grosseiramente, não precisa ficar perfeito, porque depois de pintar, o acabamento é feito de novo com a lixa (de preferência mais fina).






Caixote lixadinho, agora é hora de pintar! Dissolvi a tinta de parede sem odor na água segundo o rótulo, e comecei a pintar.


Depois de três mãos de tinta (cada uma leva cerca de 30 min pra secar)


Você também pode dar um acabamento rústico com algumas pinceladas de tinta mais clara, como fiz nesse caixote =) Ou pode optar pela decoupagem, que fica uma graça!



Esse caixote verdinho eu dei pra minha mãe, que colocou na varanda aki de casa, com uma samanbaia em cima =)  Também tem esse blog, onde fizeram uma decoupagem com rosas e ficou uma graça! 
 Vou mostrar mais umas fotinhas de como ficou aqui no meu quarto na casa dos meus pais:



Pra fazer a pratileirinha eu usei uma placa de madeira solta do caixote mesmo, acho que fazia parte da tampa, daí cortei com serrote, lixei, pintei e encaixei no meio. Deu uma estufadinha nos lados da caixa, mas ficou bom =)










É isso gente! Finalmente postei tudo que queria sobre esses tão falados caixotes de madeira né! Haha esgotei o assunto! Finalmente posts com novos assuntos estão por vir! Beijos a todas que me seguem e que comentam sempre por aki!

gabii ;**




..."No pain is forever
yup
You know this"...

4 comentários:

  1. Oi Gabi,
    Adorei as suas reciclagens. As peças ficaram muito fofas!
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    SORTEIO!
    http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

    ResponderExcluir
  2. uau que otima dica...TE CONVIDO A PARTICIPAR DE UM SORTEIO SUPER BACANA LÁ DO Beijokas
    http://www.estilopropriobysir.com/2012/02/ola-meninas-como-prometido-trago-hoje-o.html

    http://www.estilopropriobysir.com/2012/01/sorteio-garota-jambo-e-estilo-proprio.html

    beijokas*-*

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Bela, amei o post, mt criativa vc!!
    Tem post novo la no blog, passa la depois:
    eunaousosalto.blogspot.com
    bjbj

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, adorei suas ideias. Estou começando agora no mundo dos blogs e citei seu blog no meu primeiro post. Espero que não se importe.

    Sucesso! ;)

    ResponderExcluir